FILIPE SALGUEIRO

FILIPE SALGUEIRO

FILIPE SALGUEIRO

RESUMO

_______________________________________

TÍULO: Postura,Oclusão e Equilíbrio

Desde 1986 que aplicamos o sistema de correcção da percepção visual e visuo-espacial nos SAMS e desde 1990 no Instituto Português de Reumatologia até 2012 e posteriormente em actividade privada.

Milhares de pacientes foram corrigidos.

A partir de 2008, após a aquisição de Sistema de Análise Postural, foi possível demonstrar a correcção da percepção visuo-espacial em todos os pacientes e a resolução das respectivas alterações, após um período variável de tratamento, conforme a gravidade das alterações (entre 6 meses e 3 anos em média).

A resolução das alterações traduziu-se no atingir da simetria neuromuscular, com as inclinações da cabeça, ombros e membros superiores resolvidas.

A sintomatologia, de intensidade e incidência variável, vai desde cefaleia, enxaqueca, desequilíbrio, vertigem, astenopia, alteração de ATM com ressalto até às cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, coxalgias, etc…. Após tratamento, a sintomatologia reduziu de intensidade, tendo compensado na totalidade a grande maioria dos casos, variando o tempo de compensação com a gravidade das alterações.

Desde 2015 identificámos alterações de equilíbrio em sujeitos corrigidos posturalmente.  Verificámos que a causa residia na remanescente oclusão alterada que antes estava em equilíbrio relativo com as assimetrias decorrentes da alteração postural e depois com a postura corrigida levava a desequilíbrio na mordida. Começámos então a tratar conjuntamente as alterações posturais e a oclusão.

Assim vamos mostrar doentes em que ambas as alterações quer a  postural quer a oclusal foram objectivamente corrigidas simultaneamente, com recurso a condilografia e análise postural por GPS, mostrando follow up durante os vários estágios do tratamento.

 

CURRÍCULO
____________________________

  • Licenciatura em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências de Saúde-Sul, 1995. Pós-graduação:-CEOSA-Cervera, Madrid, Espanha, 1996-Função e Disfunção do Órgão Mastigatório-Prof. Rudolf Slavicek, VieSid, Viena, Aústria,2011-Ortodontia nas disfunções Craniomandibulares- Prof. Sadao Sato, VIeSid (Vienna School of interdisciplinar Dentistry), Vienna, Aústria, 2014.Cursos:-Maratona Internacional de Ortodontia- Prof. Sadao Sato, Kanagawa Dental University, Yokouska, Japan, 2009.

    – Reposição Mandibular Controlada- Dr. Alan Landry- Current

    Vienna School of Interdisciplinary Dentistry, Vienna, Austria, 2018.

 

SPODF 2019